Cultura

Principais pontos turísticos de Piracicaba
  
Biblioteca Pública Municipal

 
  

          A Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba foi criada em 1939, passou por diversos prédios e atualmente está localizada na R. Saldanha Marinho, nº 333 em um novo espaço moderno, amplo e bem estruturado para atender seus visitantes e associados (visite o site: http://biblioteca.piracicaba.sp.gov.br/site/ e saiba como ser sócio).
          Alimente seus conhecimentos, leia!



Parque Engenho Central


          Situado na margem direita do rio, pouco abaixo do salto, o Engenho Central foi fundado em 1881 pelo Barão de Rezende.

          Da construção inicial ficaram algumas remanescentes por terem sido construídas aproveitando antigos arcabouços, como a velha Moenda. Seu conjunto arquitetônico constituído por barracões e escritórios foi tombado pelo município em 1990, tornando-se o Parque do Engenho Central.

          Neste espaço acontecem o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, a Festa das Nações, o Simtec e outros grandes eventos artísticos e empresariais.

Endereço: Av. Maurice Allain, 454 - Vila Rezende – Tel.: (19) 3403-2600



Teatro Municipal “Dr. Losso Neto”


          Projetado  pelos arquitetos Antônio Sergio Bergamim, Arnaldo Martino, José Guilherme Savoy de Castro, Luiz Sisberg e Silvio Oppenhein, a obra de grande vulto foi entregue somente em 19 de agosto de 1978. Denominado inicialmente apenas como Teatro Municipal de Piracicaba, passou a chamar-se Teatro Municipal "Dr Losso Netto” em abril de 1.993.

          Em setembro de 2001, sua principal sala é denominada “José Maria Carvalho Ferreira” – sala 1, em homenagem ao teatrólogo piracicabano e em maio de 1.990 surge a Sala Carlos Drummond de Andrade – sala 2.


Endereço: Rua Gomes Carneiro, 1212 - Centro – Tel.: (19) 3433-4952 (Pabx)
                                                                                                                                     
 
Museu da água



          O Museu da Água ocupa uma área de 12 mil m2 às margens do Rio Piracicaba, onde funcionou a primeira Estação de Captação e Bombeamento de água da cidade, construída em 1887. O local é rico em detalhes arquitetônicos e túneis, formados pelos antigos aquedutos. No antigo casarão se encontram preservados dois conjuntos de turbina e bomba. Ambos foram responsáveis, no início do século passado, pelo bombeamento de água do rio Piracicaba até o reservatório da Rua Marechal Deodoro.
           Do Mirante do Museu, é possível verificar o canal de água que produz a cascata. Deste local se tem uma ampla visão do Parque do Mirante, do Engenho Central e do Salto do Rio Piracicaba.
          Aprender a consumir água corretamente também é uma das atrações do museu. Os lavatórios possuem um medidor do consumo de água. Enquanto lavam-se as mãos, o visitante poderá ver o quanto está gastando. O mesmo sistema é utilizado nos vasos sanitários, com caixas d’ água transparentes.


Endereço: Av. Beira Rio, 448 – Centro  - Tel.:(19) 3432-8063



Armazém da Cultura ou Estação da Paulista


Inaugurada em1922, a Estação da Paulista é patrimônio histórico de Piracicaba, tombado em 1996. A intenção da Prefeitura é utilizar a área de 50 mil metros quadrados com equipamentos para atividades culturais e de lazer (pista de ciclismo, pista de caminhada, e play ground). Neste local promovem várias atividades relacionadas á cultura e bem-estar: A Estação do Idoso e a Movimentação Cultural.


Estação do Idoso


          Este nome foi escolhido para manter a denominação de estação ao local, como é tradicionalmente conhecido no município.
          A Estação do Idoso visa disponibilizar espaço aos grupos e serviços de atenção a Terceira Idade do município, possui um espaço para atividades físicas funcionais, alongamento, entre outras atividades artesanais.


          O programa “Movimentação Cultural” é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Ação Cultural de Piracicaba visando ampliar, aprofundar, otimizar, descentralizar e democratizar a cultura.
Trata-se, portanto, da promoção de meios de acesso à cidadania através das mais diversas atividades de formação, informação e fruição cultural oferecendo diversas programações durante todo o ano, das quais se destacam:

- apresentações artísticas (música, dança, teatro, teatro infantil, folclore etc) através dos projetos Som do Meio Dia, Som ao Cair da Tarde, Música em Todos os Cantos;

- oficinas permanentes de artes (artesanato, dança moderna, dança de salão, dança de rua, desenho, pintura, tear manual, teatro e violão);

- feiras culturais (Arte Pira no Engenho);

- festivais (Encontro de Bandas e Fanfarras);

- circuitos de apresentações artísticas e folclóricas (Projeto Cururu, Circuito Mestre Cosmo de Capoeira, Cinema de Rua etc.);

- exposições temáticas (Circulando Nossa História, orquidário e outros).
      
          Além disso, dá apoio a outras iniciativas culturais promovidas pelo poder público ou sociedade civil: Carnaval, Festival InterEscolar, Clube do Vinil, Festa das Nações, Paixão de Cristo, Festas Juninas, Fundo de Apoio à Cultura, Companhia Estável de Teatro Amador, Aniversário de Piracicaba, Conferência Municipal de Cultura, Revelando São Paulo, Programação de Natal etc.

   
Endereço: Av. Dr. Paulo de Moraes, 1580 – Paulista – Tel.: (19) 3436-0466